Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/1061
Authors: Araújo, Deusirene Magalhães de
metadata.dc.contributor.advisor: Pinho, Maria José de
Title: Contribuições do curso Redes de Aprendizagem do Proinfo para construção de conceitos e autonomia de professores do Tocantins
Keywords: Tecnologias digitais da informação de comunicação; Redes de aprendizagem; autonomia de professores; Digital communication information technologies; Learning networks; autonomy of teachers
Issue Date: 24-Aug-2018
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
Citation: ARAÚJO, Deusirene Magalhães de. Contribuições do curso Redes de Aprendizagem do Proinfo para construção de conceitos e autonomia de professores do Tocantins.2018. 130f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2018.
metadata.dc.description.resumo: As tecnologias digitais da informação e comunicação – TDIC têm contribuído decisivamente para transformações em vários segmentos sociais, em detrimento do uso na educação básica, como suporte para o professor nos processos de ensino e aprendizagem. Impele analisar a formação de professores para o entendimento dessa nova cultura que se instala no meio social e a efetividade da política pública de inserção dessas tecnologias na escola. Assim, o presente estudo tem o objetivo de analisar contribuições do curso de formação continuada Redes de Aprendizagem, do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) para professores tocantinenses para a construção de conceitos e ampliação da autonomia por meio das TDIC. Discute tecnologias digitais no contexto brasileiro e no Estado do Tocantins, em relação à política pública de inserção desses recursos no contexto educacional e a formação de professores, como condição sine qua non para avançar na autonomia. Um estudo de caso, de caráter descritivo e exploratório, realizado na perspectiva qualitativa, no qual se utilizou na coleta das informações, consulta a referenciais teóricos, documentos oficiais e aplicação de um questionário subjetivo para 27 professores que cursaram o Redes de Aprendizagem, no ano de 2014, no âmbito do Núcleo de Tecnologia Educacional – NTE, em Paraíso do Tocantins. O significado do curso para professores do Estado do Tocantins é perceptível à medida que conseguem refletir sobre o seu novo papel pedagógico no contexto das tecnologias, mobilizam conhecimentos sobre ferramentas tecnológicas e ampliam a autonomia em TDIC. Considera-se a importância de uma formação continuada que oportunize ao professor superar tradicionais formas de ensinar, utilizando ferramentas da cultura digital como suporte para avançar na formação crítica e autônoma dos novos sujeitos da era digital. Dada às complexidades de um contexto social em constante movimento e, uma educação escolar cercada por dilemas plurais, esta pesquisa não está pronta, carecendo de novos olhares sobre os temas propostos.
Abstract: The digital technologies of information and communication - TDIC have contributed decisively to transformations in several social segments, to the detriment of the use in basic education, as support for the teacher in the processes of teaching and learning. It impels to analyze the formation of teachers for the understanding of this new culture that is installed in the social environment and the effectiveness of the public policy of insertion of these technologies in the school. Thus, the present study has the objective of analyzing contributions from the Continuing Education Learning Networks Program, from the National Program of Educational Technology (ProInfo) to teachers from Tocantins to construct concepts and extend autonomy through TDIC. It discusses digital technologies in the Brazilian context and in the State of Tocantins, in relation to the public policy of insertion of these resources in the educational context and the training of teachers, as a sine qua non condition to advance the autonomy. A descriptive and exploratory case study, carried out in a qualitative perspective, in which information was collected, consisted of theoretical references, official documents and the application of a subjective questionnaire to 27 teachers who attended the Learning Networks in the year of 2014, within the scope of the Educational Technology Center - NTE, in Paraíso do Tocantins. The meaning of the course for teachers of the State of Tocantins is perceptible as they manage to reflect on their new pedagogical role in the context of technologies, mobilize knowledge about technological tools and extend autonomy in TDIC. It is considered the importance of a continuous formation that allows the teacher to overcome traditional ways of teaching, using tools of the digital culture as support to advance in the critical and autonomous formation of the new subjects of the digital era. Given the complexities of a constantly changing social context and a school education surrounded by plural dilemmas, this research is not ready, lacking new looks on the proposed themes.
URI: http://hdl.handle.net/11612/1061
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Deusirene Magalhães de Araújo - Dissertação.pdf3 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.