Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/1024
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPôrto Júnior, Francisco Gilson Rebouças-
dc.contributor.authorRodrigues, Joselinda Maria-
dc.date.accessioned2018-10-16T12:11:49Z-
dc.date.available2018-10-16T12:11:49Z-
dc.date.issued2018-02-15-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Joselinda Maria. Ensino e formação em Comunicação e Jornalismo: um estudo sobre a disciplina Sociologia da Comunicação em cursos de Jornalismo no Brasil e Portugal.2018. 172f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Sociedade) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade, Palmas, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/1024-
dc.description.abstractThe teaching of sociology / sociology of communication in communication and journalism courses in Brazil and Portugal is challenged by the student's preference for technical content. Unlike Brazil, where education is not compulsory, in Portugal teaching sociology and / or sociology of communication is part of the teaching programs of public and private universities, according to the Bologna Process. The resulting conclusion of the route taken to this survey of 10 professors and 05 Brazilian universities and 05 Portuguese universities, derived from three specific objectives: to examine the pedagogical projects of communication and journalism courses in the universities; investigate the programs of the sociological discipline to verify if the approach that occurs in the three fields of the social sciences was due to the specificities of the universities themselves and if they suffered direct interference (pressure from students) or indirect (media system); check the teaching methodology of sociology, crossing the bibliographies used before and after the new curriculum Journalism Guidelines (in Brazil) and the Bologna Process (in Portugal), in order to understand the options literature of classical authors and contemporary. The delimitation imposed by the objectives, assumptions and qualitative methodology allowed a comparative study of sociology in Brazil and Portugal, which results in the following findings: the market exerts an indirect pressure on the training spaces; the student is in a hurry to graduate strictly for economic reasons, which also explains the relationship established with the theoretical disciplines, since, from their point of view, they delay their leaving the university. These results reflect the analysis of the recurring words, which were used as markers to compare the answers given in terms of teaching methodologies, insertion of sociology in the technical disciplines and relevance of the cultural capital of the graduate student and the future journalist. Although one of the hypotheses has not been confirmed, the result denounces a happy teaching flexibility attentive to the changes that the Information and Communication Technologies - TICS printed to the communicational process and that adapted the bibliographies to the specificities of the courses.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSociologia; Ensino; Formação; Jornalismo; Comunicação; Sociology; Teaching; Formation; Journalism; Communicationpt_BR
dc.titleEnsino e formação em Comunicação e Jornalismo: um estudo sobre a disciplina Sociologia da Comunicação em cursos de Jornalismo no Brasil e Portugalpt_BR
dc.description.resumoO ensino de sociologia / sociologia da comunicação em cursos de comunicação e jornalismo no Brasil e Portugal é desafiado pela predileção discente por conteúdo técnico. Ao contrário do Brasil onde esse ensino é facultativo, em Portugal o ensino de sociologia e/ou sociologia da comunicação faz parte dos programas de ensino de universidades públicas e privadas, em conformidade com o Processo de Bolonha. A conclusão resultante do percurso tomado para essa pesquisa entre 10 docentes, sendo 05 de universidades brasileiras e 05 de universidades portuguesas, derivou de três objetivos específicos: examinar os projetos pedagógicos dos cursos de comunicação e jornalismo das universidades; pesquisar os programas da disciplina sociologia ministrada para verificar se o enfoque que é dado nos três campos das ciências sociais se devia a especificidades das próprias universidades e se sofriam interferências diretas (pressão de alunos) ou indiretas (sistema midiático); verificar a metodologia de ensino de sociologia, cruzando as bibliografias utilizadas, antes e depois das novas Diretrizes Curriculares de Jornalismo (no Brasil) e do Processo de Bolonha (em Portugal), com o objetivo de entender as escolhas bibliográficas de autores clássicos e contemporâneos. A delimitação imposta pelos objetivos, hipóteses e metodologia qualitativa permitiu um estudo comparativo do ensino de sociologia no Brasil e Portugal, resultando nas seguintes conclusões: o mercado exerce pressão indireta sobre os espaços formativos; o aluno tem pressa para graduar estritamente por questões econômicas, o que também explica a relação estabelecida com as disciplinas teóricas, pois, sob seu ponto de vista, elas retardam sua saída da universidade. Esses resultados refletem as análises das falas recorrentes, que foram utilizadas como marcadores para comparar as respostas dadas quanto a metodologias de ensino, inserção da sociologia nas disciplinas técnicas e relevância do capital cultural do estudante de graduação e do futuro jornalista. Embora uma das hipóteses não tenha sido confirmada, o resultado denuncia uma feliz flexibilidade docente antenada com as mudanças que as Tecnologias da Informação e Comunicação - TICS imprimiram ao processo comunicacional e que adaptaram as bibliografias às especificidades dos cursos.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação e Sociedade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Joselinda Maria Rodrigues - Dissertação.pdf3.58 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.